Pesquisar este blog

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Paladar aguçado em sonhos

Vinho, esse líquido enebriante que atiça nosso paladar, mas que atinge todos os outros sentidos do ser humano. No silêncio pode-se perceber o estampido da rolha, o mínimo barulho do primeiro gole servido, o elevar da taça para sentir seu aroma, a primeira degustação, o sinal positivo para que o garçom sirva os demais e ele, o vinho, em sua cena triunfal, é levado ao alto para o tilintar das taças e o gole quase que sincronizado de todos, após o tradicional saúde em uníssono. Eu até cerro os olhos ao primeiro gole de vinho, mas não cerraria para admirar as paisagens do país que dá guarida a inúmeras vinícolas na América Latina: o Chile.

Graças a sua geografia privilegiada, além de um solo rico e diversificado, boa parte até pela presença de muitos vulcões; da ausência da filoxera, principal parasita que ataca as videiras; da água pura que desanda da Cordilheira dos Andes, a variação de temperatura durante o dia e o resfriamento a noite, são elementos perfeitos para o lento amadurecimento das uvas.

Em breve estarei naquelas terras, depois de tanto pesquisar sobre o Chile. Mas, para falar a verdade, a maior parte que li sobre vulcões e paisagens, não me fascinam mais que a história do vinho naquela região. E não deve ter sido a toa que no livro “1001 vinhos para beber antes de morrer”, são citados 13 vinhos Chilenos, entre tantos países produtores.

Nem consigo acreditar que a primeira vinícola inspirada em feng shui, foi formada no Chile, com o nome de Montes Folly, em fevereiro de 2005. Folly significa loucura e remete à descrença dos vinicultores por não acreditarem que na região de Colchita em Santa Cruz, a 300 metros de altitude, a uva do tipo Syrah poderia germinar e ainda por cima ser colhida manualmente, durante a noite. Imaginar uma coleta manual hoje, com tanta tecnologia ao dispor é algo inspirador, mas que as uvas assim recebem um tratamento mais delicado e apropriado, isso lá é verdade, afinal uma uva batida, não tem o mesmo paladar que uma in natura e saudável.

Outra vinícola que fiquei curiosa em conhecer foi a Antiyal, do casal Marina e Álvaro Espinoza, porque desde 2007, é a primeira vinícola do Vale do Maipo a usar a energia solar e eólica, além de possuir uma janela que se abre para expor os barris às forças lunares em períodos propícios. Soa romântico imaginar as uvas à luz da lua.

Bom, como ainda não estive lá, nem vou falar mais nada. Prometo que daqui há uns meses contarei mais sobre as sensações que tive ao conhecer a terra de Neruda e tudo que realmente consegui descobrir por lá. Nesse momento foi só um leve odor de uvas em barril que passaram pelo ar que respiro.

6 comentários:

  1. Ridículo eu escrever e eu mesma comentar, mas só quero agradecer ao Filé por mais essa. Uma vez ele me indicou umas músicas e me apaixonei por uma. Dessa vez ele me disse que vai ao Chile e viajamos juntos. Estamos teclando já faz mais de hora... rsrs Essa é pra vc Filé!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, e dps do carnaval lhe direi como foi o meu passeio pelas vinícolas no Chile. Estarei nas seguintes vinícolas: Pérez Cruz, Concha y Toro, Emiliana, Casas del Bosque, Del Mar, Renaca e Ventisquero.
    Um brinde a todos!!!
    abraços
    filé

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por mais um belíssimo texto!
    É muito bom ler o que você escreve...
    Adorei como começou, com uma descrição minuciosa do ato de tomar vinho e depois deixou-se levar pelas expectativas da viagem.
    Muito legal, Yara!
    Sei que não é fácil manter o alto nível dos seus textos e você está de parabéns por manter-se no topo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Greghi, nem sei se posso subir num pedestal, acho que ainda tenho muito que aprender, mas é bom saber que há quem curte.

    ResponderExcluir
  5. Yara,
    prima e cumadre querida,adoro seus textos. Que delícia, que leveza. Beijos

    ResponderExcluir
  6. E que delícia ver o cumpadre por aqui. Bjs e obrigada

    ResponderExcluir