Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Eu, Cyrano? É talvez!

Um amigo, que sequer ia ver a peça perguntava: quem vai fazer Cyrano? E a Roxane? Não sei, nem me interessava, porque eu ia ver Cyrano e Roxane. Naquela curto espaço de tempo eles nada mais eram que Cyrano, Roxane, Le Bret, Ragueneau, Christian e os demais, esses, menos me tocam a alma, mas são importantes no contexto. Nenhum deles parecia carregar seus “eus” naquele momento.

Como Cyrano, inúmeras vezes já fui tachada de sonhadora e idealista, mas que posso fazer se ainda creio que as pessoas podem ser, ao menos por uma fração de segundo, lúcidas como Christian o foi antes da morte, compreendendo que o amor de Roxane era inabalável pela alma de Cyrano e não por sua beleza inóspita?

E a palavra que martelava minha cabeça o tempo todo era “orgulho”. Por que raios as pessoas preferem deixar o orgulho vencer seus sentimentos? O orgulho de não se deixar ferir pelo amor ou pela opinião alheia, opinião essa que, geralmente, é pautada em uma verdade de quem não conhece a verdade daquele a quem julga.

Cyrano viveu em sua solidão por se orgulhar do seu próprio orgulho... uma pena!

Um conselho: se pretende ir ao teatro ver tal peça, não vá para depois orgulhar-se de dizer que foi ver Cyrano de Bergerad, vá para se despir de você mesmo e sentir o quão é tão similar àqueles personagens. Se não consegue fazer isso sozinho, eu até alugo minha amiga. Ela é ótima em interpretar a si mesma e aos outros, dentro de cada uma daquelas almas que naquele palco desabrocharam. Mas, vai sair caro, afinal, amigas assim não se acha em qualquer canto, tem que merecer muito estar na presença delas.

Ah! Ia me esquecendo de sanar a curiosidade do meu amigo: Cyrano e Roxane, subiram ao tablado nos corpos de Bruce Gomlevsky e Júlia Carrera, pena que ele não quis saber quem seriam os demais!

2 comentários:

  1. Yara, o seu amigo agradece por satisfazer sua curiosidade...mas agradece mais ainda por este post tão interessante. Devo dizer também que sua amiga (assim como vc) realmente é uma ótima companhia!
    bjs

    ResponderExcluir